create a web page
ÂNIMA - UMA TRAVESSIA PARA MENINAS - MULHERES

Isadora Faro

Na Terra, a natureza cíclica se manifesta claramente nas fases lunares e nas estações do ano, revelando momentos de recolhimento, de plantio, de colheita e de potencialidade criativa.

No corpo feminino estas mesmas fases se manifestam com clareza a partir da fase adolescente, se estendendo por toda a vida adulta.

Devido a vida em uma grande metrópole, ocidental e moderna, nos desconectamos com facilidade deste saber e até mesmo da percepção em relação aos ciclos da natureza.

Ânima é um projeto que convida as meninas- mulheres a estudarem juntas esta natureza feminina. Norteadas pelo aspecto da ciclicidade, entenderemos melhor como integrar com consciência cada fase que atravessamos durante o nosso ciclo, acolhendo as vulnerabilidades, explorando as potencialidades e navegando melhor neste este oceano que é o corpo feminino. 

PRIMEIROS SOCORROS

Roberto Trindade

Noções básicas de Primeiros Socorros
 
Acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 3,7 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 113 mil são hospitalizadas devido a essas causas no país. 
Saber o que fazer em uma emergência pode fazer a diferença entre vida ou morte. 

Nesse projeto vamos trabalhar e treinar os alunos em técnicas básicas de Primeiros Socorros, integrando aulas teórico-práticas a partir da projeção de slides e vídeos e uso de material de treinamento específico.

INICIAÇÃO À GASTRONOMIA

Bianca Fiorin

Este projeto visa quebrar o tabu e desmistificar a cozinha e o preparo de alimentos.

Já pensou que você pode cozinhar pra você e também para os outros?

Se você acha difícil cozinhar pode ficar tranquilo, porque nesse projeto você vai desenvolver habilidades com facas, técnicas de corte em geral, técnicas de cocção de diferentes alimentos e finalização de pratos.

Eu me chamo Bianca, sou chefe de cozinha e com esse projeto eu gostaria de apresentar aos inscritos os amplos horizontes que a cozinha abriu pra mim e pode abrir pra você.

E ai, pronto pra aprender a diferença entre carne de primeira e carne de segunda? 

ANÁLISE DAS MUDANÇAS DOS GÊNEROS MUSICAIS DO SÉCULO XX E XXI

Pedro Berri

Com a maior facilidade de se consumir músicas e maior número de produtores, estamos vivendo uma época em que a tecnologia é essencial à música. Com instrumentos imitados por softwares e grande exposição na internet, o modo de escutar também mudou, sendo mais fácil "pular" e ouvir canções soltas de cada artista, muito por conta da mudança na indústria musical.

Qual foi o caminho trilhado para chegarmos até aqui? O projeto pretende auxiliar o aluno a expandir o seu conhecimento no tema, contando com referências teóricas e práticas para notar as mudanças causadas pela tecnologia na música.

Farei uso do projetor e das caixas de som para demonstrar como essas mudanças ocorreram ao longo do tempo, vídeos/entrevistas dos artistas e uma introdução a uma estação de trabalho de áudio digital, para apresentar brevemente como são produzidas faixas digitais atualmente.

TODO MUNDO TEM UMA HISTÓRIA PARA CONTAR

Tales Gubes

Todos nós estamos expostos às grandes narrativas dos filmes, seriados e jornais. Por conta delas, podemos achar que nossas vidas não têm graça, que nós não temos nada a contar. Não podemos estar mais errados. Todos nós contamos histórias de nossas vidas o tempo inteiro: como foram as férias, quando ganhamos aquele prêmio, o dia em que descobrimos algo novo.
Neste projeto, vamos aprender a enxergar o valor das histórias que vivemos e contamos. Afinal, é ao elaborar e contar nossas histórias que atualizamos quem nós somos. Para tanto, vamos estudar o que faz com que algumas histórias atraiam mais atenção do que outras e descobrir diferentes maneiras de contá-las: seja por texto, desenho, animação, filme, foto, música etc. 

NARRATIVAS VISUAIS - DESENHO CRIATIVO EM DIFERENTES LINGUAGENS

Eloar Guazzelli

Narrativas visuais é um curso que pretende articular as diversas linguagens visuais ( Desenho de Humor, História em Quadrinhos, Story-Board , caricatura, etc ) de forma que ao final dos trabalhos os alunos possam reconhecer suas diferenças e
semelhanças. Desta forma será feita uma abordagem descritiva e crítica destas linguagens, visando sua posterior utilização como recurso criativo .

As aulas terão exercícios de caráter prático, simulando possíveis aplicações e com a apresentação de exemplos através da exibição de publicações e vídeos .

Trabalharemos com os alunos exercícios de desenho livre com ênfase nos processos criativos, para tanto explorando suas diferentes expressões em linguagens da comunicação como as histórias em quadrinhos, desenhos animados e ilustração editorial. Este curso propõe sintetizar através da elaboração de exercícios e histórias curtas a presença de todos esses elementos.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EMPREENDEDORISMO

Airton Rocha

Você já parou para pensar na dimensão correta que devemos dar ao dinheiro em nossas vidas? Já tentou entender o que leva algumas pessoas a realizarem objetivos importantes para si enquanto outras não conseguem atingí-los? Por que tantas idéias criativas não prosperam, enquanto outras mais simples tornam-se empreendimentos de sucesso?

Vivemos em um tipo de sociedade onde devemos nos estimular a pensar e conversar sobre estas e outras questões que mais cedo ou mais tarde impactarão nossas vidas, desejos, futuros imaginados e sensação de realização e plenitude.

Esta oficina vai tratar esses temas de maneira descontraída e lúdica, recheada de atividades práticas para que exercitemos e construamos nossas próprias percepções.

Assista ao vídeo e veja se este curso é para você!

Caso positivo, você não só é nosso convidado, mas protagonista consciente desta jornada! Bem-vindo! 

ESTADO E SOCIEDADE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Marco Aurelio
Marcio Lellis

A compreensão da vida política do país na atualidade constitui-se em desafio os cidadãos em geral e para os alunos do Ensino Médio em particular. Temas como a reforma trabalhista, a reforma tributária, a reforma da previdência e a reforma política, tratadas frequentemente pelos veículos de comunicação, exigem o conhecimento da estrutura e organização do poder público e do entendimento profundo das instituições da República.

Os alunos do Ensino Médio, interessados no alargamento do conhecimento sobre o mundo contemporâneo, enxergaram na equipe docente uma possibilidade de ampliação sobre o universo da política e as questões que elas incitam. Assim, a oferta deste projeto nasce da demanda dos próprios alunos.

Procurando dar forma às demandas colocadas, Marco Aurélio, Psicólogo e atuante na área de defesa dos direitos humanos e o professor de geografia do Ensino Médio, elaboraram questões iniciais que procuram construir uma ambiência para a discussão de temas trazidos pelos alunos ao longo da semana que antecede nossos encontros.

O presente projeto procura percorrer o caminho necessário para uma compreensão mais profunda das estruturas do Estado em uma sociedade baseada na noção de direito. Desta forma estudaremos, tanto na perspectiva histórica como na do direito, a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Brasileira da Inclusão, o Estatuto das cidades. Enfrentaremos o debate sobre a existência da Política Militar e a legalidade dos movimentos sociais.

Procuraremos entender a relação entre os três poderes da república, a especificidade do “presidencialismo de coalizão” e as suas implicações para a sociedade brasileira. Compreenderemos o que é um congresso bicameral e a complexidade de um sistema político com a existência de 35 partidos. Conheceremos termos importantes como jurisprudência e as tensões entre o poder legislativo e o judiciário. Entenderemos a natureza do Senado e da Câmara dos deputados federais. O papel do presidente da câmara. A natureza de projetos de lei que exigem maioria simples ou maioria qualificada. Conheceremos como tramita um projeto de lei e a especificidade e a diferença entre a medida provisória e o decreto.

Conforme discutido em sala de aula o presente projeto pretende leva-los a uma compreensão mais profunda da contemporaneidade e das tensões presentes na sociedade brasileira. Desta forma pretendemos aplacar a demanda dos alunos por compreender o que difusamente chamamos de “atualidades” ainda que, para isso, seja necessário conhecer o passado. Sintam-se profundamente convidados. É um caminho sem volta.  

Clique no botão para ser direcionado para a página de preenchimento do formulário dos Projetos Optativos referente a 2ª feira.


Endereço

Rua Dona Elisa de Moraes Mendes, 39 
05449-000 - São Paulo - SP
Alto de Pinheiros

Contato

secretaria@rainhadapaz.g12.br 
Telefone: (11) 3021-5711


© Copyright 2018 Colégio Rainha da Paz - Todos os direitos reservados