css templates
PRIMEIROS SOCORROS

Roberto Trindade

Noções básicas de Primeiros Socorros
 
Acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 3,7 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 113 mil são hospitalizadas devido a essas causas no país. 
Saber o que fazer em uma emergência pode fazer a diferença entre vida ou morte. 

Nesse projeto vamos trabalhar e treinar os alunos em técnicas básicas de Primeiros Socorros, integrando aulas teórico-práticas a partir da projeção de slides e vídeos e uso de material de treinamento específico.

TODO MUNDO TEM UMA HISTÓRIA PARA CONTAR

Tales Gubes

Todos nós estamos expostos às grandes narrativas dos filmes, seriados e jornais. Por conta delas, podemos achar que nossas vidas não têm graça, que nós não temos nada a contar. Não podemos estar mais errados. Todos nós contamos histórias de nossas vidas o tempo inteiro: como foram as férias, quando ganhamos aquele prêmio, o dia em que descobrimos algo novo.
Neste projeto, vamos aprender a enxergar o valor das histórias que vivemos e contamos. Afinal, é ao elaborar e contar nossas histórias que atualizamos quem nós somos. Para tanto, vamos estudar o que faz com que algumas histórias atraiam mais atenção do que outras e descobrir diferentes maneiras de contá-las: seja por texto, desenho, animação, filme, foto, música etc. 

NARRATIVAS VISUAIS - DESENHO CRIATIVO EM DIFERENTES LINGUAGENS

Eloar Guazzelli

Narrativas visuais é um curso que pretende articular as diversas linguagens visuais ( Desenho de Humor, História em Quadrinhos, Story-Board , caricatura, etc ) de forma que ao final dos trabalhos os alunos possam reconhecer suas diferenças e
semelhanças. Desta forma será feita uma abordagem descritiva e crítica destas linguagens, visando sua posterior utilização como recurso criativo .

As aulas terão exercícios de caráter prático, simulando possíveis aplicações e com a apresentação de exemplos através da exibição de publicações e vídeos .

Trabalharemos com os alunos exercícios de desenho livre com ênfase nos processos criativos, para tanto explorando suas diferentes expressões em linguagens da comunicação como as histórias em quadrinhos, desenhos animados e ilustração editorial. Este curso propõe sintetizar através da elaboração de exercícios e histórias curtas a presença de todos esses elementos.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EMPREENDEDORISMO

Airton Rocha

Você já parou para pensar na dimensão correta que devemos dar ao dinheiro em nossas vidas? Já tentou entender o que leva algumas pessoas a realizarem objetivos importantes para si enquanto outras não conseguem atingí-los? Por que tantas idéias criativas não prosperam, enquanto outras mais simples tornam-se empreendimentos de sucesso?

Vivemos em um tipo de sociedade onde devemos nos estimular a pensar e conversar sobre estas e outras questões que mais cedo ou mais tarde impactarão nossas vidas, desejos, futuros imaginados e sensação de realização e plenitude.

Esta oficina vai tratar esses temas de maneira descontraída e lúdica, recheada de atividades práticas para que exercitemos e construamos nossas próprias percepções.

Assista ao vídeo e veja se este curso é para você!

Caso positivo, você não só é nosso convidado, mas protagonista consciente desta jornada! Bem-vindo! 

ESTADO E SOCIEDADE NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Marco Aurelio
Marcio Lellis

A compreensão da vida política do país na atualidade constitui-se em desafio os cidadãos em geral e para os alunos do Ensino Médio em particular. Temas como a reforma trabalhista, a reforma tributária, a reforma da previdência e a reforma política, tratadas frequentemente pelos veículos de comunicação, exigem o conhecimento da estrutura e organização do poder público e do entendimento profundo das instituições da República.

Os alunos do Ensino Médio, interessados no alargamento do conhecimento sobre o mundo contemporâneo, enxergaram na equipe docente uma possibilidade de ampliação sobre o universo da política e as questões que elas incitam. Assim, a oferta deste projeto nasce da demanda dos próprios alunos.

Procurando dar forma às demandas colocadas, Marco Aurélio, Psicólogo e atuante na área de defesa dos direitos humanos e o professor de geografia do Ensino Médio, elaboraram questões iniciais que procuram construir uma ambiência para a discussão de temas trazidos pelos alunos ao longo da semana que antecede nossos encontros.

O presente projeto procura percorrer o caminho necessário para uma compreensão mais profunda das estruturas do Estado em uma sociedade baseada na noção de direito. Desta forma estudaremos, tanto na perspectiva histórica como na do direito, a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Brasileira da Inclusão, o Estatuto das cidades. Enfrentaremos o debate sobre a existência da Política Militar e a legalidade dos movimentos sociais.

Procuraremos entender a relação entre os três poderes da república, a especificidade do “presidencialismo de coalizão” e as suas implicações para a sociedade brasileira. Compreenderemos o que é um congresso bicameral e a complexidade de um sistema político com a existência de 35 partidos. Conheceremos termos importantes como jurisprudência e as tensões entre o poder legislativo e o judiciário. Entenderemos a natureza do Senado e da Câmara dos deputados federais. O papel do presidente da câmara. A natureza de projetos de lei que exigem maioria simples ou maioria qualificada. Conheceremos como tramita um projeto de lei e a especificidade e a diferença entre a medida provisória e o decreto.

Conforme discutido em sala de aula o presente projeto pretende leva-los a uma compreensão mais profunda da contemporaneidade e das tensões presentes na sociedade brasileira. Desta forma pretendemos aplacar a demanda dos alunos por compreender o que difusamente chamamos de “atualidades” ainda que, para isso, seja necessário conhecer o passado. Sintam-se profundamente convidados. É um caminho sem volta.  

Clique no botão para ser direcionado para a página de preenchimento do formulário dos Projetos Optativos referente a 2ª feira.


Endereço

Rua Dona Elisa de Moraes Mendes, 39 
05449-000 - São Paulo - SP
Alto de Pinheiros

Contato

secretaria@rainhadapaz.g12.br 
Telefone: (11) 3021-5711


© Copyright 2018 Colégio Rainha da Paz - Todos os direitos reservados