Page 37 - Projeto Político Pedagógico
P. 37
Coerentemente com tais estratégias, nossos educadores têm o olhar 38
focado nas múltiplas linguagens como possibilidade de comunica- 39
ção e expressão das crianças ao longo da primeira infância e prati-
cam uma escuta atenta para mobilizar a relação das crianças com
seus colegas e os diferentes conhecimentos. Os grupos participam
de rodas de leitura, brincadeiras de faz de conta, jogos, trabalhos ma-
nuais, desenhos, atividades de pesquisa e experiências culinárias e,
semanalmente, têm um encontro com professores especialistas em
Educação Física, Arte e Música.
O primeiro ano do Ensino Fundamental no Rainha ainda faz parte do
ciclo da Educação Infantil já que, aos seis anos, as crianças ainda
estão na primeira infância. Simultaneamente elas vivem também o
processo de sistematização da alfabetização e de vivências que en-
volvem conceitos matemáticos.
Entendemos que a primeira infância deve ser vivida em sua plenitude,
repleta de boas experiências que dialogam com o pensar e com o
agir das crianças pequenas, respeitando os diferentes tempos de ser
e estar de cada uma.