Page 41 - Projeto Político Pedagógico
P. 41
Diante da diversidade e a partir das características e interesses dos 42
estudantes, as turmas possuem autonomia para trilhar o seu percurso 43
de aprendizagem, norteados por um conjunto de objetivos trimes-
trais. Buscamos também compartilhar práticas entre diferentes tur-
mas integrar as áreas do conhecimento e construir um olhar integral
sobre as crianças.
Nesse cenário, a equipe pedagógica é ainda autora do material di-
dático utilizado com as crianças, sempre levando em consideração
as necessidades coletivas e individuais e as diferentes maneiras
de aprender.
Esse tempo de aprender é também da convivência. Assim, todos os
momentos da rotina escolar consideram que as alunas e os alunos
aprendam a se relacionar com os colegas pelo diálogo e de maneira
respeitosa. Já a partir do 2º ano iniciam em sala de aula uma prática
semanal de assembleia de classe escolar2, espaço privilegiado para
o exercício do debate sobre questões éticas da convivência diária
na escola.
2 Leia mais sobre a experiência com assembleias na página 92.