Page 35 - Projeto Político Pedagógico
P. 35
TEMPO DE BRINCAR 36
37
A Educação Infantil do Colégio Rainha da Paz foca seu trabalho no
que há de mais precioso para as crianças pequenas: o brincar. Essa
ação cheia de significado e potência permite a elas relacionarem-se
com o outro, com o espaço e com os diferentes materiais, bem como
com seus corpos e emoções.
Considerando o brincar como carro-chefe, o cotidiano é repleto de si-
tuações lúdicas que incentivam a autonomia, a tomada de decisões
e uma postura cooperativa com seus pares e os espaços da escola
são pensados e preparados para acolher as culturas e expressões
infantis. Esses contextos bem planejados convidam as crianças a
serem quem são: atores sociais criativos, imaginativos e que estão
em constante interação com o mundo ao seu redor, explorando-o,
investigando-o e estabelecendo uma importante relação com a
natureza e toda sua materialidade1.
1 Leia mais sobre a relação Criança e Natureza na página 87.