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A eletiva fará uma viagem pelo Brasil e Mundo através de uma seleção de textos, imagens, canções, áudios e vídeos de grandes autores da cultura (cinema, séries, TV, literatura, HQ, fotografia, grafite); do jornalismo, publicidade e redes sociais.

O objetivo do curso é preparar os alunos para produzirem conteúdos, em mídias diversas – culturais, jornalísticas, sociais e publicitárias; e se comunicarem de forma mais criativa e eficiente, mais profunda e transformadora. Para alcançar esse estágio, trabalharemos também a sensibilidade, a consciência crítica e a empatia.

A partir da leitura, interpretação e discussão de textos escritos e híbridos (texto + imagens); da escuta (de canções e trechos de podcasts) e do assistir a produtos audiovisuais (cenas de filmes, séries, docs, reportagens), cada aula disparará a escrita e/ou a produção de conteúdos em vários gêneros e formatos. Além da escrita, o curso estimulará também a criação de outros produtos de comunicação, como mini documentário e curta metragem; posts afiados em perfil de rede social; campanha publicitária; mostra fototextual; podcast; e apresentação para palestra ou canal de YouTube.

Outra meta dessa eletiva é desenvolver alguns elementos vitais da boa comunicação. Ler, ouvir e ver. Interpretar, questionar e discutir. Entrevistar, conversar e contar histórias. Pesquisar. Escrever, fotografar, filmar etc. Resumindo: Criar! Os profissionais de comunicação e artistas utilizam essas capacidades e procedimentos para criarem suas obras ou projetos. Outros profissionais – psicólogos, médicos, advogados, administradores, designers, professores, atletas, treinadores, entre outros - também precisam executar e dominar boa parte dessas habilidades. Por isso, aprender um pouco de comunicação criativa será muito útil para qualquer profissão que o estudante venha a seguir no futuro.

Finalmente, essa matéria pretende transformar os alunos de meros curtidores e compartilhadores de posts e vídeos virtuais em comunicadores e criadores de conteúdo para mídias variadas - jornalísticas, publicitárias, culturais e sociais.

Estamos propondo esse itinerário eletivo para falar com vocês sobre Dinheiro, afinal tudo o que pensamos ou agimos gira em torno da presença ou não do dinheiro. Toda e qualquer decisão das nossas vidas é uma decisão econômica, se não envolve diretamente o dinheiro, envolve indiretamente.

Educação financeira quase nunca se aprende em casa. Muitas escolas também não tratam sobre o assunto. Na realidade, aprendemos sobre o dinheiro no dia-a-dia, nas circunstância da vida, na tentativa, mais nos erros que nos acertos. Nenhuma faculdade ensina a pessoa a lidar com seu próprio dinheiro.

O objetivo deste curso é você entender um pouco mais sobre dinheiro, aprender o que as escolas e/ ou seus pais não te ensinaram, e é, acima de tudo, ajudar você a perceber que na vida o mais importante é construir felicidade e que o dinheiro pode ser o meio no qual você se realize, ajude os outros a serem melhores e ter condições de fazer escolhas mais inteligentes e conscientes.

Crenças como “se você não nasceu rico, provavelmente nunca será rico” ou “dinheiro não traz felicidade” ou “investimento é para quem tem muito dinheiro” serão desmistificadas nesse curso.

Uma pesquisa feita em 2022 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apenas 44% falam sobre dinheiro frequentemente em casa e 39% só iniciam o assunto quando a situação já não vai bem.

A educação financeira proporciona mais clareza sobre qual seria o equilíbrio ideal entre a realização de sonhos e o planejamento financeiro necessário para definir prioridades de acordo com sua realidade hoje.

Afinal, falar sobre dinheiro é justamente isso: é ir além do valor, é fazer uma análise sincera sobre quais são seus anseios, medos, angústias, desejos e propósitos.
O fato é que, quanto mais falarmos sobre dinheiro, menos dificuldade teremos para lidar com ele, então, dar esse passo é fundamental para conquistar uma vida financeira mais organizada e saudável.

Esse curso é uma ótima oportunidade para falarmos de dinheiro, sonhos, planejamento e felicidade. Você vem com a gente? 

Desenhar é bom, dá prazer, ajuda a sonhar e organizar as ideias. Desenhar exercita formas de ver, revela informações, explica, instrui e ilustra. Desenhar é planejar, projetar, registrar, representar e veicular. Por tudo isso o desenho é a ferramenta basilar desse trabalho, ponto de partida (até porque de fato está no início de tudo) e exercício contínuo, pois do esboço até a arte final, sempre recomeçamos.

Grafar, marcar, riscar é instinto primal, das cavernas até os muros atuais, do palimpsesto até as telas digitais. O papel será o suporte escolhido para veicular nossas mensagem, onde claro, o meio comunica tanto quanto, portanto papelicos, papeluxos e papelões darão (carregarão) o recado. Identidade, livre expressão e cartografia, artes gráficas na (pela) mão da juventude.

Fanzinar é preciso, viver não é preciso. Essa faculdade informal da imprensa alternativa comporta e embala nossa produção, veicula nossas obras. O fanzine (fanatical magazine) é guarida ideal, conceito e formato, flexibilidade e alcance. A missão é (também) editar uma revista, diferente e autoral. A escrita entra certeira, caligrafia e poesia, expressão legítima, ampliando o espectro do projeto e qualificando o itinerário.

A fotografia é uma importante ferramenta de comunicação, porém nem sempre conseguimos compreender o que querem nos comunicar. Assim, muitas vezes, quando decidimos registrar o mundo, passamos a reproduzir clichês e não pensamos no ato de registrar.

Neste itinerário a partir da técnica fotográfica procuramos resgatar a relação existente entre nós, as imagens e a consciência. Para este aprendizado iremos estudar o universo teórico da fotografia, que abrange o histórico da técnica e conceitos do fenômeno da formação da imagem. E nas práticas fotográficas desenvolveremos o nosso olhar para o mundo que nos cerca utilizando ferramentas tais como: balanço de branco, controle de luminosidade, grade de composição entre outros.

No término do semestre produziremos uma exposição coletiva com os trabalhos desenvolvidos durante a disciplina e será possível percebermos a mudança na forma de registrar o mundo.
  

Se você procura por uma formação que transcende os limites das salas de aula convencionais, temos o curso ideal para você! Com foco na gestão participativa das infraestruturas verde e azul no meio urbano, o Colégio Rainha da Paz apresenta um itinerário que vai transformar a forma como você enxerga o meio ambiente e a gestão urbana.

Com uma equipe de professores, pesquisadores, arquitetos e urbanistas comprometidos com o aprendizado prático e profissional. De forma atraente, a atividade em aula vai além da teoria, tornando os alunos protagonistas na transformação do seu bairro e cidade. Exploraremos documentos e ferramentas de leitura da paisagem, discutiremos as mudanças recentes no entorno da escola, suas áreas verdes e microbacias hidrográficas, conectando os alunos aos princípios das Soluções Baseadas na Natureza (SBN) e Infraestruturas Verdes e Azuis (IVA).

Este curso não apenas proporcionará conhecimento, mas também fortalecerá a identidade territorial dos alunos, estimulando a aplicação prática dos diferentes conceitos aprendidos.

Não perca a chance de fazer a diferença!

Venha compartilhar conhecimento no curso GUP(IVA), junte-se a nós na construção desse caminho para um futuro mais sustentável e humanizado em nossas cidades.

Mini Bio dos professores ou profissionais encarregados da disciplina:

Rafael Sampaio: é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui experiência em comunicação social, destacando-se em empresas como a O2 Filmes e a MTV. Além de mais de 18 anos como arquiteto autônomo em projetos, aprovações, construções e trabalhos em escritórios renomados como Aflalo e Gasperini, seu envolvimento em movimentos sociais e comunitários fortaleceu sua compreensão do impacto positivo da gestão urbana participativa nas comunidades. Publicações cientificas como PLEA, NUTAU, DOCOMOMO (2004), revista LabVerde (2020), SIIU (2022) Rafael busca constantemente conhecimento e inovação para promover soluções sustentáveis na arquitetura e urbanismo. Coordenador da disciplina.

Mariana Soares: Mestre em Paisagem e Ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Mariana dedica-se a discutir áreas verdes, córregos ocultos e o potencial dos fundos de vale na mobilidade ativa. Com experiência como coordenadora de projetos no escritório de Alex Hanazaki e diretora de cultura e meio ambiente da Associação Nacional de Paisagismo, Mariana possui vasta experiência na área de Paisagem, com foco em soluções baseadas na natureza. Seu compromisso com uma cidade mais verde e humana se reflete em seu próprio escritório, onde continua produzindo acadêmica e profissionalmente. Coordenadora da área de paisagem e ambiente.

Antonio Castelo Branco: Arquiteto e urbanista valoriza o meio ambiente, a paisagem e o patrimônio histórico. Com graduação pela PUC Campinas, passagem pela Politecnico di Milano na Itália e mestrado em Planejamento Urbano Sustentável na Università IUAV di Venezia, Antonio possui uma sólida formação. Sua atuação no CAU-SP, bem como sua participação como assessor parlamentar na área de urbanismo e meio ambiente, destacam seu envolvimento ativo em questões urbanísticas e ambientais. Autor de dezenas de projetos em diversas escalas, Antonio contribui para uma abordagem mais humana e sustentável na arquitetura e urbanismo. Coordenador da área de cultura e história.

Julia Pinheiro Andrade: Fundadora da Ativa Educação e consultora pedagógica, Julia possui uma formação acadêmica em Geografia pela Universidade de São Paulo e mestrado em Educação pela mesma instituição. Certificada em cursos relevantes, como Visible Thinking e Teaching and Learning in a Maker-Centered Classroom pelo Project Zero, Julia atua na formação continuada de professores desde 2001. Autora de diversos livros, incluindo a coletânea "Aprendizagens Visíveis," Julia contribui para a educação integral, promovendo práticas inovadoras e participativas. Coordenadora da metodologia pedagógica.
 

Acidentes são hoje a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 3,7 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 113 mil são hospitalizadas devido a essas causas no país. Saber o que fazer em uma emergência pode fazer a diferença entre vida ou morte.

Nesse projeto vamos trabalhar e treinar os alunos em técnicas básicas de Primeiros Socorros, integrando aulas teórico-práticas a partir da projeção de slides e vídeos e uso de material de treinamento específico.


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