Arte & Movimento

O Curso de Teatro do Rainha tem 28 anos de história e muitas montagens realizadas. O processo de montagem é dirigido por um professor de teatro e conta com a contribuição de docentes de diferentes áreas, na perspectiva de realizar um trabalho interdisciplinar. Junto aos professores, os alunos analisam características históricas, literárias e filosóficas das obras estudadas. Após debates, o texto escolhido para montagem é apresentado no auditório do Colégio em sessões abertas ao público.

O ateliê é um ambiente de encontro e interação onde alunas e alunos podem compreender e pertencer ao mundo por meio da arte. É o lugar de produção e experimentação artística e reflexiva. A partir da agenda cultural da cidade, a ideia é que os alunos criem possibilidades de troca com artistas e seus processos de criação no contexto urbano.

Clique aqui para visualizar o vídeo.

Nas Oficinas de Canto em Grupo, iremos desenvolver a voz usando ferramentas técnicas, musicais e interpretativas. Conhecer as possibilidades da própria voz é uma forma de autoconhecimento e conexão com o corpo. Os encontros serão divididos em momentos de aquecimento vocal, respiração, escuta e exercícios de musicalidade. Ao longo da trajetória, vamos construir um repertório de canções que reflitam o perfil e os gostos do nosso grupo, arranjando elas de vários jeitos, para brincar com diferentes formações. Quais são os principais pontos para se pensar na hora de cantar? Quais são as possibilidades de interpretação de uma canção? Como ouvir o outro e me ouvir ao mesmo tempo em um grupo vocal? Como usar a percepção, ritmo e conhecimento musical a nosso favor para cantar? Lembrando que não é preciso ter nenhuma experiência anterior com canto ou música. Até mais! 

Neste semestre a proposta do itinerário de aprofundamento de Educação Física é um tanto ousada, pois pretende abordar duas frentes totalmente distintas no mesmo horário.

Os temas foram escolhidos com base em uma escuta dos desejos dos alunos em 2023. As duas frentes de trabalho não fazem parte do currículo regular da disciplina e, portanto, faz todo sentido fazer parte deste itinerário.

Na prática, apesar de ser a mesma turma e o mesmo horário de aula, serão dois subgrupos formados conforme o interesse nas propostas e realizando um percurso muito autônomo, tendo como base as diretrizes iniciais e podendo construir o currículo coletivamente, abordando temas do interesse do grupo e estabelecendo os objetivos e trajetórias.

As duas propostas:
Proposta A - Aprofundamento Tático em Esportes de Quadra
Proposta B - Educação Física Diversificada

A proposta A pretende fazer uma trajetória nos principais sistemas táticos dos esportes de quadra, significa que ao longo desse semestre os alunos que fizerem parte desse itinerário desenvolverão a capacidade de identificar sistemas defensivos e ofensivos das modalidades escolhidas e saberão se organizar coletivamente em quadra conforme esses sistemas, executando as ações necessárias para o sucesso da equipe. Fará parte do processo o planejamento da trajetória considerando a quantidade de aulas no semestre, as modalidades do interesse dos inscritos, o aprofundamento nos sistemas de cada modalidade escolhida, a pesquisa desses sistemas, a prática para o aprendizado e a construção do portfólio de pesquisa e prática. Dentro das possibilidades, profissionais especialistas das modalidades escolhidas poderão ser convidados para contribuir com a ampliação do conhecimento pesquisado pelos estudantes.

A proposta B, pretende ampliar o acervo da cultura corporal de movimento, considerando atividades pouco ou nada presentes no currículo habitual da educação física, como por exemplo danças: atividades circenses, escalada esportiva, yoga, defesa pessoal, lutas, esgrima, capoeira, ginástica acrobática, ginástica funcional e afins, e outras práticas indicadas pelos estudantes. A ideia principal é favorecer que práticas particulares, desenvolvidas pelos estudantes fora da escola, ou práticas que os alunos desejem conhecer e vivenciar, possam ser estudadas e compartilhadas ampliando as possibilidades de desenvolvimento da corporeidade. Faz parte da proposta deste itinerário conhecer novas práticas, aprender a fazer um planejamento para o aprendizado e a gestão da prática. Assim, como na proposta A, a trajetória de estudo e vivência prática é definida pelos alunos inscritos. A escolha das modalidades deve considerar o interesse dos alunos, a quantidade de aulas disponibilizadas no semestre, o potencial de aprofundamento e pesquisa de cada escolha, a viabilidade de realizar as práticas definidas e a construção de um portfólio. Também nesta proposta, considerando as possibilidades, profissionais especializados poderão ser convidados a contribuir com a ampliação do conhecimento pesquisado pelos estudantes. 

Clique aqui para se inscrever em uma das opções acima.


Endereço

Rua Dona Elisa de Moraes Mendes, 39 
05449-000 - São Paulo - SP
Alto de Pinheiros

Contato

secretaria@rainhadapaz.g12.br 
Telefone: (11) 3021-5711


© Copyright 2018 Colégio Rainha da Paz - Todos os direitos reservados