Arte & Movimento

O ateliê é um ambiente de encontro e interação onde alunas e alunos podem compreender e pertencer ao mundo por meio da arte. É o lugar de produção e experimentação artística e reflexiva. A partir da agenda cultural da cidade, a ideia é que os alunos criem possibilidades de troca com artistas e seus processos de criação no contexto urbano.

Nas Oficinas de Canto em Grupo, iremos desenvolver a voz usando ferramentas técnicas, musicais e interpretativas. Conhecer as possibilidades da própria voz é uma forma de autoconhecimento e conexão com o corpo. Os encontros serão divididos em momentos de aquecimento vocal, respiração, escuta e exercícios de musicalidade. Ao longo da trajetória, vamos construir um repertório de canções que reflitam o perfil e os gostos do nosso grupo, arranjando elas de vários jeitos, para brincar com diferentes formações. Quais são os principais pontos para se pensar na hora de cantar? Quais são as possibilidades de interpretação de uma canção? Como ouvir o outro e me ouvir ao mesmo tempo em um grupo vocal? Como usar a percepção, ritmo e conhecimento musical a nosso favor para cantar? Lembrando que não é preciso ter nenhuma experiência anterior com canto ou música. Até mais! 

Neste semestre a proposta do itinerário de aprofundamento de Educação Física é voltada para atividades corporais pouco exploradas durante as aulas regulares de Educação Física, os conteúdos, foram escolhidos com base em uma escuta dos desejos dos alunos em anos anteriores, mas serão totalmente definidos à partir da formação da turma de 2026.

Isso significa que eu abro um leque de opções e o grupo irá montar sua própria programação com base nos interesses comuns dos alunos inscritos no itinerário, a proposta inicial reúne diversas atividades corporais como Ginástica Acrobática, Yoga, Escalada Esportiva, Skate, Ginástica Artística, Figuras em Trapézio, Tecido Acrobático, Slackline e considera em torno de 15 aulas no semestre, o grupo de estudantes inscritos deve avaliar as modalidades disponíveis, mapear o interesse coletivo e escolher algumas modalidades para desenvolver o trabalho, que compreende explorar conhecimentos prévios, escolher desafios que demandem um mínimo de dedicação, domínio motor e aprendizado técnico.

Em função das modalidades escolhidas eventualmente poderemos propor saídas a campo em locais próprios de prática como pistas públicas de skate, academias de escalada ou galpões de circo por exemplo, para conhecer locais com estrutura específicas e profissionais com know how especializado, dessa forma, ampliando o leque de opções de continuidade de prática se assim o indivíduo desejar.

Também faz parte da proposta,, aprender a fazer um planejamento para o aprendizado e a gestão da prática.

Clique aqui para se inscrever em uma das opções acima.


Endereço

Rua Dona Elisa de Moraes Mendes, 39 
05449-000 - São Paulo - SP
Alto de Pinheiros

Contato

secretaria@rainhadapaz.g12.br 
Telefone: (11) 3021-5711