O ateliê é um ambiente de encontro e interação onde alunas e alunos podem compreender e pertencer ao mundo por meio da arte. É o lugar de produção e experimentação artística e reflexiva. A partir da agenda cultural da cidade, a ideia é que os alunos criem possibilidades de troca com artistas e seus processos de criação no contexto urbano.
Nas Oficinas de Canto em Grupo, iremos desenvolver a voz usando ferramentas técnicas, musicais e interpretativas. Conhecer as possibilidades da própria voz é uma forma de autoconhecimento e conexão com o corpo. Os encontros serão divididos em momentos de aquecimento vocal, respiração, escuta e exercícios de musicalidade. Ao longo da trajetória, vamos construir um repertório de canções que reflitam o perfil e os gostos do nosso grupo, arranjando elas de vários jeitos, para brincar com diferentes formações. Quais são os principais pontos para se pensar na hora de cantar? Quais são as possibilidades de interpretação de uma canção? Como ouvir o outro e me ouvir ao mesmo tempo em um grupo vocal? Como usar a percepção, ritmo e conhecimento musical a nosso favor para cantar? Lembrando que não é preciso ter nenhuma experiência anterior com canto ou música. Até mais!
Neste semestre a proposta do itinerário de aprofundamento de Educação Física será bem diferente, com uma ideia voltada para a qualidade de vida em especial o auto-cuidado; isso se deve à partir do interesse manifestado por várias alunas e alunos em práticas terapêuticas voltadas para a saúde e o bem-estar.
O tema é inspirado pelo PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) que possui 29 abordagens terapêuticas com o objetivo de prevenir, promover e recuperar a saúde, estabelecendo conexão entre o ser humano, meio ambiente e sociedade. Essas condutas terapêuticas desempenham papel importante em vários níveis da Rede de Atenção à Saúde, mas tem foco especial na Atenção Primária. Uma das ideias centrais é a visão ampliada do processo saúde e doença e a promoção do cuidado integral do ser humano, especialmente o AUTOCUIDADO.
Assim, entendendo que o processo de autocuidado passa pelo desenvolvimento do conhecimento e da prática, elegi, junto com alunos que manifestaram interesse inicial pelo itinerário, três assuntos para serem desenvolvidos, AROMATERAPIA, AURICULOPUNTURA e BANDAGEM ELÁSTICA FUNCIONAL os dois primeiros pertencem ao rol de terapias do PICS-SUS e a terceira é uma práticas comum dentre os indivíduos ativos em nossa sociedade, mas a proposta não está restrita a essas opções, temas como Meditação, Reflexologia e outros poderão fazer parte do currículo do itinerário.
Na prática, o semestre será dividido em três módulos introdutórios com atividades teóricas e práticas.
No módulo de Aromaterapia serão abordados conceitos básicos sobre Óleos Essenciais, composição química e ação no organismo, vias de absorção, dosagem e diluição, com contato real com os principais óleos essenciais para o bem-estar e saúde geral e no final do curso as alunas e alunos serão capazes de escolher e usar óleos essenciais para suas necessidades básicas pessoais com total segurança.
No módulo de Auriculopuntura será abordado um referencial histórico, princípios do Taoísmo e o conceito do Yin/Yang, fundamentos básicos da acupuntura auricular, anatomia do pavilhão auricular, relação de correspondência, localização e função dos pontos de acupuntura, teoria do Zang Fu e o pentagrama dos 5 elementos, alcance terapêutico, escolha dos pontos conforme avaliação da patologia, precauções, biossegurança e aplicação prática.
No módulo de Bandagem Elástica Funcional serão abordados conceitos básicos de anatomia do sistema músculo esquelético, neurotransmissores, ações e funções musculares, funcionalidade, manuseio e aplicação de bandagens e ao final do curso as alunas e alunos serão capazes de reconhecer e aplicar bandagens de proteção, estabilização, unload (alívio da sobrecarga) e estimulação de força com total segurança.