Page 87 - Projeto Político Pedagógico
P. 87
Como os princípios pedagógicos são vivenciados pelos estudantes 88
no cotidiano escolar? Elegemos uma prática significativa para cada 89
ciclo e realizamos, ao longo do mês de maio/2021, conversas virtuais
e presenciais com os diversos grupos para ouvi-los sobre essas
experiências.
EDUCAÇÃO INFANTIL:
CRIANÇA E NATUREZA
Uma das marcas da Educação Infantil do Rainha é o brincar livre na
natureza. Muitos momentos do dia a dia das crianças são vivencia-
dos no bosque, um espaço privilegiado com grandes eucaliptos, mui-
ta terra, galhos, folhas, pequenos trechos de mata e muitos, muitos
mistérios a serem desvendados! A criatividade corre solta: folha vira
barquinho, galhos viram fogueira, tatu bola vira bolinha e rende uma
poção mágica para dar de comer ao lobo - ou ao Saci?
Rituais recorrentes como preparar, acender, cozinhar na fogueira (e
depois apagá-la), brincar na lama, tomar banho de esguicho naque-
le dia quente, correr livre apanhando folhas em suas mais variadas
formas são práticas que estimulam todos os sentidos das crianças e
favorecem um aprendizado mais ativo e explorador.

