Colégio Rainha da Paz

Apresentação

Ampliar a capacidade de apropriação dos conceitos, dos códigos sociais e das diferentes linguagens

Fundado em 1950 pelas Irmãs Dominicanas da Congregação Romana de São Domingos, o Colégio Rainha da Paz sempre priorizou uma pedagogia baseada no respeito, cooperação, dignidade e ética.

Um diferencial no Projeto Político-Pedagógico do Rainha está em oferecer condições para que os alunos possam, individual e coletivamente, ampliar a capacidade de apropriação dos conceitos, dos códigos sociais e das diferentes linguagens.

A importância que a instituição dá à relação dos alunos com o conhecimento, ao processo ensino-aprendizagem e à interdisciplinaridade é o indicador do compromisso com a qualidade de ensino. Considerado esse contexto, o Colégio Rainha da Paz oferece subsídios para que o aluno construa condições que o capacitem para um processo de educação permanente.

Esse processo de ensino-aprendizagem é desenvolvido num ambiente físico com 19 mil m² e 8.025 m² de área construída, privilegiado pela beleza e exuberante área verde e apoiado na equipe de educadores (professores e funcionários) altamente capacitados, comprometidos com o desenvolvimento do trabalho coletivo, aperfeiçoando uma gestão democrática e participativa.

A área verde integrada às instalações do colégio contribui para o cultivo de uma atmosfera de tranquilidade e convívio com a natureza que potencializa o processamento das aprendizagens. Alunos e educadores interagem em clima de harmonia e felicidade.

O Rainha patrocina, ainda, a Educação de Jovens e Adultos e cursos profissionalizantes para a comunidade do entorno escolar, além de um trabalho de voluntariado solidário, envolvendo alunos, familiares e moradores dos arredores do Colégio.

Graças ao trabalho realizado, o Colégio Rainha da Paz recebeu o Selo Escola Solidária, do Instituto Faça Parte, e é, também, uma escola associada à Unesco.

Filosofia Educacional

"O Colégio acredita em um processo de trabalho que enfatiza a curiosidade, o questionamento e a reflexão. Opta-se por uma ação pedagógica que possibilita ao aluno entrar em contato com suas ideias e hipóteses acerca dos fenômenos estudados para que estabeleça relações entre os saberes que já possuía e os novos conhecimentos que virá a construir, criando assim uma rede de significados consistente."

Prof. Antonio Sérgio Pavão
Diretor

Cursos Oferecidos:

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio.

Atividades Extracurriculares:

Capoeira, circo, danças brasileiras, esportes radicais e escola de bola; aperfeiçoamento esportivo: futebol de salão, handebol, vôlei e basquete; preparação para a primeira eucaristia. Para a escola noturna: informática, cabeleireiro e manicure.

2009 - Colégio Rainha da Paz - Todos os direitos reservados -